Do cliente

Há clientes e clientes… há os que sabem o que querem e os que não. 
Podem ser críticos, imparciais, efusivos, indecisos, atentos, pró-activos, confiantes, descrentes, entusiastas, politicamente correctos ou assumidamente controladores; com maior ou menor capacidade de visualização e imaginação. “Tenho de ver”, “Só vendo”, “É muito belo”, “Não funciona”, “Vou dormir sobre o assunto”.

Há quem procure alguém que canaliza e formaliza as suas ideias em estado intermitente ou desfocado. Há quem procure um técnico especializado e eficiente, que pacientemente ao computador concretiza tudo aquilo que já tem pensado. “Eu até podia fazer isso, mas não tenho tempo [não me apetece]”.

O cliente, o bicho papão, o chico-esperto ou o cúmplice do projecto, a casa da partida para editar, produzir e comunicar matérias que, nos sendo externas, nos definem e revelam enquanto pessoas e designers? Temos de escolher que caminho tomar… é este o compromisso.

A autoria de um projecto de design é partilhada, sempre. Depois, e paralelamente ao perfil do cliente, existem vários perfis reagentes a essa constatação. Há aqueles que não só valorizam  a possibilidade como a usam enquanto condição ao limite das suas vantagens… e há também aqueles que não admitem que as regras impostas pelo seu trabalho são necessidades, implicações do cliente e não estratégias gráficas definidas por si autonomamente.

Um amigo disse-me uma vez – só vais conseguir trabalhar para um cliente que seja uma pessoa como tu. Ele referia-se a trabalhar para uma realização completa, a partir de projectos construídos em uníssono. Também se pode pensar esta ideia no momento antes do projecto, o convite, ou a auto-proposta concretizáveis na tal parceria. Quando um cliente escolhe o designer ou a equipa pelo que conhece do seu trabalho estará a fazer essa escolha com base em alguma empatia, alguma ligação. Se por um lado esta ideia é, em abstrato, claustrofóbica tem sido, a cada concretização, muito refrescante e animadora.

Independentemente de se ser ou não amigo do cliente, ou de se poder vir a ser, é fundamental para mim respeitar essa pessoa —ter por ela admiração— pelo seu trabalho (perfil, conduta, resultados e continuidade de projectos), habitualmente de outra natureza mas com problemáticas que são de raiz aproximáveis ao projecto de design.

Sendo para isso importante cultivar a partilha de interesses, abordagens e cumplicidades, resuldado do trabalho conjunto, mas mantendo a via profissionalizante da coisa.

[Será o melhor dos dois mundos?] Não é só por ser reconfortante um chá verde ou até uma lasanha a meio de uma sessão de trabalho, é produtivo quando se fala a mesma linguagem, quando se definem naturalmente papéis complementares de envolvimento mútuo no processo, quando a sintonia não significa ser igual mas estar a ver as mesmas coisas, estar na mesma frequência. Conseguir através dessa afinidade que se trabalhou uma melhor descodificação de uma área de conhecimento até então menos conhecida. Nesta relação quem ganha é o trabalho. E os intervenientes ficam ambos mais satisfeitos.

Apesar de tudo não há melhor situação do que manter uma comunicação próxima, inversamente a trabalhar para alguém que não se conhece, que nunca se viu mas existe enquanto figura hostil e castradora para pré-definir na nossa cabeça algumas soluções antes de serem apresentadas, defendidas ou sequer trabalhadas.

Anúncios

One response to “Do cliente

  1. Olá. Descobri hoje este blog e ja me apetece ler tudo 🙂

    Tenho imenso interesse pela critica e análise do design e cada vez mais interesse em conhecer quem o faça. Se quiserem dar uma vista de olhos ao meu recente blog:

    http://design351.wordpress.com

    cumprimentos,

    Ana Margarida

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s